O professor e ambiente online
- Samy Teixeira
- 18 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Umas das minhas áreas de atuação profissional mais recorrentes atualmente tem sido vídeo-aulas. Como youtuber eu sempre enxerguei como o vídeo poderia ser uma excelente forma de ensino. Estando mais em contato com empresas que atuam neste segmento de ensino e com professores ativos, eu percebi um gap que jamais iria entender por não ter a expertise de enfrentar uma sala de aula.
A experiência que eu tenho com aula online é que muitos professores que já atuam presencialmente quando chegam para uma gravação não chegam muito animados. Muitos, apesar de professores de longa data, não possuem experiência com a intimidadora câmera. Mas, mesmo os já experientes muitas vezes não chegam tão motivados. Alguns já me confidenciaram não gostar muito de vivenciar a produção online.
Na minha vida como youtuber tudo sempre foi produzido em um ambiente controlado. Da bolha do meu quarto eu tentava passar a minha mensagem e as minhas ideias. Por isso, sempre me aguçava a curiosidade quando um professor esboçava não gostar desse controle. Errou refaz e ninguém precisa nem saber. Para mim a vídeo-aula é sempre escrita a lápis, tudo pode ser refeito, ajustado e lapidado. Mas o que eu aprendi é que os que os professores entendem como mais valioso no processo de sala aula é o calor o humano, é o feedback imediato que muitas vezes é captado no simples olhar do aluno. Eles abrem mão do controle por essa interação. O professor na verdade é um grande improvisador num sentido positivo da palavra. Ele se recria a cada instante num grande show de quem sabe faz ao vivo.
Para mim essa experiência diária tem sido um grande aprendizado para entender que errar não é necessariamente um demérito que mancha o meu profissionalismo. É perceber que eu não tenho que ser perfeita para ter valor, que eu posso crescer e me recriar ao longo do processo. Ser professor é estar sempre vunerável, mas sempre atento e disposto a se reinventar. Às vezes essa reinvenção tem que ser imediata (explicar novamente um conceito que não ficou muito claro), outra vezes pode ser mais trabalhada com calma (reformular uma aula). O que eu aprendi é que a cada aula dada o professor sai uma pessoa diferente da pessoa que adentrou à classe. E é esse experiência que eles tanto valorizam numa aula presencial e sentem falta no online.
Comments