top of page

Você não encontrará a própria voz se não a usar.

Screenshot_2.png
Foto do escritorSamy Teixeira

Montando uma narração para vídeo - voice over

Atualizado: 13 de mai. de 2021


Algumas vezes quando estou editando o vídeo de algum cliente que precisa de narração, eu faço todo o processo de produção do texto e da narração em si. Semana passada eu estava falando no meu instagram (@samyteixeiravideos me segue lá para dicas 🤗) sobre o novo setup de áudio (microfone boom, gravador zoom h4n e meu mais novo braço articulado) que montei para me ajudar no processo de narração em vídeos.


Eu já tenho um texto aqui no blog, que é um dos meus posts prediletos, com dicas que servem tanto para quem quer gravar vídeos, quanto para narração (voice over). Quem quiser conferir o post é esse aqui. Nele eu falo sobre ritmo, entonação e outros pontos que aplico na minha oratória. Mas lá no instagram eu mostrei um pouco sobre o processo de aquecimento que faço antes de gravar e resolvi fazer um compilado com esses stories que eu vou deixar abaixo para quem tiver interesse.





Só que algumas vezes acontece de eu ter que fazer narração em vídeos de publicidade de 15 segundos, que é um tempo bem apertado. Nessas situações eu tenho que fazer um texto conciso e direto, que consiga ser dito dentro do tempo sem que isso afete a compreensão de quem está assistindo. Geralmente eu separo as informações principais e obrigatórias e comparo as informações que já estão escritas na tela para ver o que eu posso tirar, o que dá para manter e o que eu preciso enfatizar. Eu vou montando o texto na ordem cronológica do storytelling do vídeo para que as duas mídias (áudio e vídeo) fiquem coesas e consigam conversar entre si, criando uma trilha pela qual o telespectador vai caminhar durante o vídeo.


No início eu gravava a narração seguindo tentativa e erro. Eu redigia o texto e ficava cronometrando para ver em quanto tempo conseguia falar o texto. Mas depois eu descobri a calculadora de tempo de leitura que já me ajuda muito a ter uma ideia se o texto está muito longo ou não.




Essa ferramenta me ajuda muito a adequar o texto à duração de fala que eu tenho disponível. com ela eu diminui muito a quantidade de alterações de texto que eu fazia quando começava a gravar. O tempo que ela mostra é uma estimativa, mas já dá uma boa ideia se a mensagem a ser falada vai caber.


Com o rascunho do texto montado, a fase seguinte é ver se ele casa com vídeo. Eu gosto de gravar o texto só depois da animação estar pronta, pois ela e a duração do vídeo são quem ditarão o ritmo da gravação. Então geralmente eu coloco o vídeo para tocar e vou falando ao mesmo tempo. Uma coisa importante é que são a composição visual e obviamente seu conteúdo e mensagem que vão ditar a entonação da narração. E nessa primeira passagem do tempo eu já vou fazendo minhas sinalizações de que palavras eu tenho que enfatizar, as pausas que eu posso dar e onde haverá uma entonação para cima ou para baixo.


Depois de tudo gravado ainda é possível fazer alguns ajustes na edição, como cortar algumas pausas ou acelerar ou diminuir o vídeo em algum trecho para casar tudo direitinho. É bem divertido montar todo o processo e acho que ajuda bastante a ter um material final coeso.



Comments


bottom of page