Minha vida não é nada contínua. E eu aprendi isso ano passado quando coloquei como palavra do meu ano: Consistência.
Consistência na minha cabeça significava uma vida de disciplina, motivação e autocompaixão. Era isso que eu queria para o meu ano. Disciplina: Tentar focar em conseguir manter as coisas que me proponho a fazer, como esse blog, o canal do youtube, as redes sociais, etc. Motivação: Tentar manter um olhar genuíno sobre o por que eu comecei a fazer aquilo e assim tentar amenizar a vibe de obrigação que a disciplina muita vezes me provoca. Autocompaixão: aceitar quando as coisas não dão certo de forma mais leve, sem a autocobrança que muitas vezes se torna um autoflagelo.
O que aconteceu foi que eu comecei muito bem no primeiro trimestre até que fiquei exausta. E isso foi sensacional para entender o padrão que existe na minha vida. A minha vida não é linear. Ela basicamente é composta de ciclos, que também não são lineares e essa é minha grande sacada. Manter um rotina fixa talvez não funcione para mim. Eu tenho que estruturar mini rotinas para cada ciclo e estar preparada para entender quando eu estou em cada um deles.
Quando eu percebi isso, eu entendi que essa é uma jornada que não vai ser facilmente definida. Mas que tudo começa em um caminho de autoconhecimento. Eu tenho que perceber e entender como eu funciono. E isso tem muito de observação e experimentação.Foi assim que em 2020 eu coloquei como palavra do meu ano: serenidade.
2019 foi um ano que eu fiz vários cursos, corria atrás de muito conhecimento, de aprender novas técnicas e tudo isso muito focada no campo profissional. Conhecimento é fácil e acessível para todo mundo, mas autoconhecimento e autogestão eficaz é o diferencial de qualquer profissional.
Por isso tirei o ano de 2020 para focar em mim e me tornei meu novo experimento. Um dos mais complexos que já tive, diga-se de passagem. Quero trazer mais serenidade para minha vida para tentar conseguir olhar de fora as situações e perceber o que está acontecendo, entender por que acontece, como eu tenho lidado com isso e experimentar novas ferramentas para buscar melhores resultados.
Tenho percebido que entender o que funciona para você há um ciclo a ser completado que é composto por: perceber - entender - experimentar. É nele em que eu me encontro, em busca da serenidade.
Comments